GIANCARLO CARACUZZO

GIANCARLO CARACUZZO

GIANCARLO CARACUZZO

GIANCARLO CARACUZZO (Roma, 15 setembro 1960) é um desenhista italiano. Já colaborou e ainda colabora em trabalhos de algumas das editoras mais importantes dos Estados Unidos e da Europa: Marvel Comics, IDW Publishing, DC Comics, Editions Delcourt, Sergio Bonelli Editore e Universo.

Em 1981 deixou a Academia de Belas Artes para dedicar-se a cenografia, como pintor e decorador, trabalhando com vários projetos teatrais. Em 1986 iniciou sua carreira de desenhista de quadrinhos, fazendo alguns episódios para as revistas de música Boy comics e Rosa shocking, distribuídos pela mesma editora da revista Cioè. Nesse mesmo ano desenha para a editora Acme um episódio de uma história de terror para a revista Splatter & Mostri.

No fim dos anos 80 trabalha como colaborador para a Editora Sergio Bonelli, desenhando vários episódios das séries de quadrinhos Martin Mystère, Nick Raider e Julia – Le aventure di uma criminologa.

Além desses trabalhos, também desenhou vários quadrinhos dos gêneros fantasia, pela editora L’ Intrepido, e “noir” para Nero da Granata Press (este último parte do volume monográfico Storia di cani).

Ocasionalmente já participou da produção de storyboards de alguns filmes, como La legenda di Al, John e Jack di Aldo Giovanni e Giacomo, e, até 2007, lecionou disciplinas de arte na Escola Romana de Quadrinhos (Scuola Romana dei Fumetti), fundada em 1993 pelo próprio Caracuzzo junto de um grupo de colegas do ramo artístico.

Em 2010 trabalhou como colaborador para a Editora Marvel Comics, como desenhista de algumas histórias de super-heróis famosos como o Homem-Aranha e Homem de Ferro, a minissérie Homem Gorila e Formic Wars do autor Orson Scott.

× Whatsapp